Voltar para notícias · 17 abril, 2023

Gerson anuncia que no 2⁰ semestre de 2024 Sidrolândia terá gás natural em cilindros

A partir do 2⁰ semestre de 2024 empresas de diferentes segmentos e o consumidor final  de cidades como Sidrolândia, ainda não atendidas pela rede de distribuição da MSGÁS  passarão a dispor do gás natural em cilindros como uma alternativa energética limpa e a um preço competitivo  . Segundo o deputado Gerson Claro , presidente da Assembleia Legislativa ,a MSGÁS , estatal detentora da concessão, abriu edital de chamada pública para contratação da empresa que será responsável pelo distribuição do GNC ( Gás Natural Comprimido ) armazenado em cilindros e do GNL (Gás Natural Liquefeito) , resfriado para a forma líquida para facilitar o armazenamento e o  transporte. As propostas devem ser entregues até o dia 31 de maio . A  negociação dos contratos começa dia 29 de setembro e a assinatura deve acontecer no  dia  30 de novembro .

Conforme o edital, no primeiro ano, serão fornecidos  240 mil metros cúbicos  de gás por dia ; em 2025, o volume sobe para 250 mil m³ e entre 2026 e 2028, 310 m³ diários .    Assinado o contrato , a MSGAS inicia a contratação do cliente âncora .  Como parte dos investimentos no ramal sul do gasoduto , Campo Grande /Sidrolândia, será instalada uma estação de medição .

Provavelmente a partir de julho de 2024 começa  a construção do ramal que terá 45 km, acompanhando o traçado da BR-060. Será usada  tubulação em aço carbono (com pressão suficiente para atender grandes clientes consumidores) e a partir do Frigorífico da JBS (um cliente âncora em potencial), acompanhará o traçado do contorno rodoviário projetado pelo DNIT entre os quilômetros 442 e 432 da BR-060 (ligando as saídas de Campo Grande a de Nioaque). Estão previstos mais 5 km de rede em PEAD (tubulação feita com polietileno de alta densidade). A MSGÁS recebeu da Prefeitura um hectare às margens da BR-060 onde será instalado o city gate,local de recepção e armazenamento de gás natural dos gasodutos, onde , sua pressão é reduzida e é distribuída pelas redes da cidade.

Bandeira de Gerson

A vinda  gás natural para Sidrolândia para diversificar a matriz energética do município é uma bandeira do deputado Gerson Claro que tem feito gestões junto ao Governo do Estado.  Gerson em setembro de setembro organizou uma audiência pública na Câmara para tratar da temática, que sensibilizou o Governo a contratar o projeto do ramal sul .  ” O gás aumenta a competitividade do município na atração de investimentos”, avalia o deputado  que também intercedeu junto ao Governo do Estado pelo acesso ao Frigorífico Balbinos ( já concluído) e defende investimentos na BR-060, abertura de terceira pista, duplicação em trechos urbanos, além da construção de rotatórias e trevos de acesso. A rodovia é um  ponto de passagem da rota Bioceânica  que vai facilitar as exportações para a China e demais países do oriente, encurtando o acesso ao Oceano Pacífico.

Entre em Contato

Assembléia Legislativa do Estado de Mato Grosso do Sul
Parque dos Poderes - Av. Desembargador José Nunes da Cunha, s/n - Jardim Veraneio, Campo Grande - MS, 79031-901
Telefone: (67) 3389-6418

2023 © Gerson Claro | Todos os direitos reservados | Design por Argo Soluções