Voltar para notícias · 21 março, 2024

No Dia da Síndrome de Dow, Gerson destaca importância de políticas públicas de inclusão

O presidente da Assembleia  Legislativa, Gerson Claro, em pronunciamento alusivo ao Dia Internacional da Síndrome Dow, comemorado nesta quinta-feira, 21 de março, defendeu o reforço das políticas públicas que além de promoverem a inclusão social, levem a conscientização sobre os direitos, dignidade e bem-estar das pessoas com síndrome de Down.
Gerson avalia que além das ações desenvolvidas diretamente pelo poder público , é fundamental reforçar o apoio dos projetos desenvolvidos pelas organizações do terceiro setor , como a Juliano Varela e as APAES presentes em praticamente todos os municípios . “A Assembleia Legislativa tem dado sua contribuição via emendas parlamentares, além de aprovar leis de apoio e proteção as essas pessoas especiais.
É crucial compreender que cada indivíduo com síndrome de Down é único, com talentos, habilidades e personalidades próprias”
Para o presidente da ALEMS, “é nosso dever como legisladores promover políticas públicas que garantam a inclusão plena dessas pessoas em todos os aspectos da sociedade, seja no acesso à educação de qualidade, oportunidades de emprego, cuidados de saúde adequados e participação ativa na comunidade.
Portanto, convido a todos a se unirem nesta causa, a se informarem, a promoverem a conscientização e a apoiarem as pessoas com síndrome de Down em sua jornada rumo à realização de seu pleno potencial”, destacou Gerson no seu pronunciamento.

Decisão da ONU

Instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2012, o Dia Internacional da Síndrome Dow foi criado com objetivo de sensibilizar a sociedade sobre a importância da inclusão .
A síndrome de Down é uma condição genética causada pela presença de um cromossomo extra no par 21, resultando em características físicas e cognitivas distintas.

Entre em Contato

Assembléia Legislativa do Estado de Mato Grosso do Sul
Parque dos Poderes - Av. Desembargador José Nunes da Cunha, s/n - Jardim Veraneio, Campo Grande - MS, 79031-901
Telefone: (67) 3389-6418

2023 © Gerson Claro | Todos os direitos reservados | Design por Argo Soluções