Voltar para notícias · 19 setembro, 2018

Voto branco e nulo não anula eleição

Há um mito de que votos brancos ou nulos podem anular as Eleições, para que sejam convocadas novamente. Não é verdade. Pois nem um dos dois suspendem uma eleição.

Conforme o artigo 224 do Código Eleitoral, uma nova eleição acontece se a nulidade atingir mais da metade dos votos do país. Só que nulidade não significa voto nulo ou branco. O que a lei eleitoral chama de nulidade é a constatação de fraude, falsidade, coação, desvio ou abuso de poder de autoridade em favor da liberdade do voto ou captação de votos vedados pela lei.

Exemplo: um candidato eleito que foi cassado por compra de votos. Se o candidato cassado conseguiu mais da metade dos votos, serão realizadas novas eleições, chamadas suplementares. Um novo pleito será marcado a partir do período em que o candidato for punido, com a possibilidade de serem realizadas eleições indiretas pela Casa Legislativa. Assim, comprovadas fraudes que beneficiaram um candidato eleito em uma disputa majoritária, a Justiça Eleitoral deve convocar um novo pleito, com novos candidatos.

Outra possibilidade de anular o pleito é o indeferimento do registro da candidatura – por estar inelegível ou não estar quite com a Justiça Eleitoral – ou cassação do mandato do candidato eleito com mais de 50% dos votos válidos.

Por isso observe e leia com atenção as propostas dos candidatos, e escolha aquele que você se identifica e acredita.

Pra renovar é Claro.

 

Entenda a diferença entre Votos brancos e nulos:

  1. Votos brancos e nulos são a mesma coisa?
    Segundo a legislação eleitoral, votos brancos e nulos têm significados diferentes.
  2. O que é o voto nulo?
    Votar nulo significa não manifestar preferência por nenhum candidato – o que pode ser feito digitando um número inválido na urna eletrônica.
  3. O que é o voto em branco?
    Já o voto branco representa outra atitude: é a abdicação do direito à escolha, ou uma espécie de “tanto faz”. Ainda que representem manifestações diferentes, ambos os votos são registrados apenas para fins estatísticos e descartados na apuração final, ao contrário do que sustenta um mito de que os votos brancos migrariam para determinado candidato.

Entre em Contato

Assembléia Legislativa do Estado de Mato Grosso do Sul
Parque dos Poderes - Av. Desembargador José Nunes da Cunha, s/n - Jardim Veraneio, Campo Grande - MS, 79031-901
Telefone: (67) 3389-6418

2023 © Gerson Claro | Todos os direitos reservados | Design por Argo Soluções